Dica: Homunculus, um mangá bem diferente!

Dica: Homunculus, um mangá bem diferente!

Alguém já se deparou com algum título de mangá estilo “Seinen”?? Provavelmente sim, quem pelo mesmo nunca ouviu falar de Lobo Solitário, Vagabond, Berserk, Gantz , Ghost in the Shell? São séries que possuem um enredo adulto, no Japão é mais voltado ao público masculino.Humuculos

Um dos títulos seinen que mais nos chamam a atenção ultimamente é Homunculus, do mangaká (desenhistas de mangá no Japão) Hideo Yamamoto, o título encerrou no Japão em 2011 com 15 edições e aqui falta lançar apenas o último volume pela Panini Editora ( isso desde 2011, não aguentamos mais esperar!!!! ), bem vamos ao que importa agora, o que se passa nesse quadrinho?

 

homunc01

Susumu Nakoshi, um morador de rua que vive num carro pequeno e velho é abordado por um jovem médico chamado Ito Manabu, ele oferece dinheiro à Nakoshi para virar sua cobaia num experimento chamado de trepanação, que se resume numa pequena abertura no crânio e assim alterar a pressão cefálica do indivíduo.

Manabu acredita que o experimento faz com que os pacientes possam despertar o sexto sentido, nosso protagonista aceita a condição, a cirurgia é realizada mas não consegue ver nada de diferente, mas após colocar a mão em seu olho direito passa a ver as pessoas à sua volta com estranhas formas, bizarras!

homunc02

Descobre-se que essas coisas são os Homunculi, manifestações psicológicas de cada indivíduo, e só pode ser percebida graças à trepanação que sofreu, abrindo um enorme leque para investigações e questões profundas e psicológicas, tornando o mangá muito diferente dos demais.

Além de conter um traço rico em realismo, a narrativa é fácil e atraente, as manifestações ou homunculi são os mais interessantes, pois representam as características de cada personagem, um exemplo é um mafioso que se passa por durão e cruel, quando Nakoshi coloca a mão em seu olho direito o enxerga como um robô (parece um Gundam) com um bebê saindo de dentro e segurando uma pequena faca! é claro que não contaremos o porque, mas tudo tem uma simbologia.

homunc03

Um mangá bem maluco, e com grande carga de psicanálise, diferente de muita coisa que chega aos montes atualmente, recomendadíssimo!

homunc04

Ficha Técnica:

Título – Homúnculus
Gênero – Seinen, Suspense, mistério, drama, sobrenatural
Autor – Hideo Yamamoto
Editora – Shogakukan
Revista – Big Comics
Data de publicação – 2003 à 2011 (15 edições, média de 200 pgs)

No Brasil:
Editora: Panini Comics
Em andamento desde 2009, 14 edições publicadas