• Publicado em 14.02.2019
  • Por Iran Alves

Os personagens mais famosos nos mangás esportivos

Os mangás esportivos são muito importantes na tradição das histórias japonesas. Ao longo das últimas décadas, vários se popularizam não apenas no Japão e se expandiram para se tornarem famosos em outros países.

A popularidade desses mangás esportivos que são referência não seria possível sem o carisma e personalidade forte de alguns protagonistas. Abaixo, separamos alguns personagens dos mangás que se tornaram verdadeiros estandartes em suas respectivas modalidades.

Ippo Makunouchi – boxe

Protagonista de um dos mangás mais longos, Hajime no Ippo é um ícone nas histórias de boxe. A trama acontece em Tóquio e relata a rotina de Ippo Makunouchi, um garoto de poucos amigos que se torna alvo de alguns rivais na escola.

Quando Ippo conhece uma academia de boxe, ele se apaixona pelo lugar logo de cara e começa a treinar para se defender dos problemas do cotidiano. A história, então, se desenvolve até o protagonista se tornar um campeão dentro e fora dos ringues.

O mangá começou em 1989 e segue até hoje na ative. Já são 123 volumes e deve seguir por algum tempo. Também existe o anime da saga, mas foi realizado apenas entre 2000 a 2002 com 76 episódios.

A popularidade de Ippo Makunouchi é tão grande que se estendeu aos videogames. Ao todo, nove jogos diferentes já foram lançados com o enredo da história envolvendo Ippo.

Ozora Tsubasa – futebol

No Brasil, não há personagem dos mangás esportivos mais popular do que Tsubasa. Ícone do lendário Super Campeões, ele encantou tanto na TV quanto no papel. A popularidade de Tsubasa, mesmo após seu auge nos canais brasileiros, ainda segue alta.

A história de Tsubasa é muito envolvente. O jovem jogador japonês tem o sonho de brilhar nos gramados do mundo tudo e para tal precisa superar vários obstáculos. Um dos motivos que tornam o enredo tão empolgante é o fato de que o protagonista passa por diversos clubes do mundo todo.

O primeiro mangá foi lançado no início da década de 1980 e a última versão veio em 2012, que se passa no futebol espanhol.

Hanamichi Sakuragi – basquete

Não é fácil ter um consenso quando o assunto é quem representa o basquete nos mangás japoneses. Kuroko no Basket e Slam Dunk são os principais e há argumentos válidos para colocar um dos dois na primeira colocação.

Quando o assunto são os personagens mais famosos do basquete, Hanamichi Sakuragi, de Slam Dunk, se destaca mais do que os de Kuroko no Basket e muito pelo fato de que o mangá Slam Dunk é da década de 1990 e impactou mais gerações do que o recente Kuroko no Basket.

Quando Sakuragi entra no colégio Shohoku, ele se apaixona por uma garota que ama basquete. Na tentativa de impressioná-la, o futuro jogador de basquete entra no time do colégio e desenvolve a parte técnica. A história, então, segue com a trajetória de Sakuragi nas quadras e fora delas tentando conquistar o coração de Hiruko Akagi.

O mangá foi publicado entre 1990 a 1996 e ganhou muita projeção no Japão por ter se tornado um dos mais populares da época.

Nikaidou Hiroshi — Poker

Ainda na década de 1980, Poker King revolucionou o esporte das cartas nos mangás e ajudou a popularizar o poker no Japão.

O centro da história é Nikaidou Hiroshi, um jovem inteligente fã de poker que após receber um investimento financeiro do pai resolve aplicar a quantia nas mesas de Las Vegas.

O mangá não é grande, tem apenas oito capítulos e o enredo é até certo ponto enxuto. No entanto, a trama é bem trabalhada, direta e o autor relata muito bem todo aspecto psicológico dos jogos de poker.

A personalidade do protagonista Hiroshi sempre foi forte e ao mesmo tempo carismática. Para quem entende de poker, o mangá é ainda mais sensacional e muito pelo fato de que ele tenta retratar parte da rotina de um competidor. A história mostra que até mesmo os melhores perdem e precisam lidar com o lado mental da modalidade.

Os entusiastas se identificam muito bem com esse mangá e não poderia ser diferente. Poker King não é dos mais famosos, mas indispensável para os fãs dessa modalidade.

Goro Honda – beisebol

Considerado um esporte nacional japonês, o beisebol tem muita popularidade no Japão e há algumas gerações é uma modalidade famosa no país todo. Muito por conta disso há diversos mangás sobre beisebol, como Touch, H2, Big Windup!, Ace Diamond, Major e tantos outros.

Protagonista do mangá Major, que teve 78 volumes e publicado entre 1994 a 2010, Goro Honda é um personagem muito popular no entretenimento japonês. A história retrata a trajetória do garoto desde cedo até a vida como profissional na liga japonesa.

Durante a trajetória, Goro passa por diversos desafios que tornam a caminhada até o beisebol profissional bem atrativa e interessante. O mangá tem um tom de realismo considerável e mostra com detalhes as nuances do beisebol.

A história também é retratada no anime, com 154 episódios entre 2004 a 2010.