• Publicado em 26.06.2017
  • Por Iran Alves

Big Festival 2017 – Festival de games independentes (Entrada Franca)

Está acontecendo no final do mês de junho até 02 de julho, a edição 2017 do evento BIG Brazil’s Independent Games Festival, o maior evento de games independentes da América Latina

Nesse final de semana descobri que se iniciou a 5ª edição do festival que premiam os melhores games indies do mundo e realiza diversas palestras para interessados no segmento de games e áreas relacionadas. Minha visita se concentrou na exposição de games indies que concorrem a prêmios em diversas categorias.

Eu, Iran Alves, junto com minha esposa Patricia visitando o BIG Festival 2017.

Eu, Iran Alves, junto com minha esposa Patricia visitando o BIG Festival 2017.

O BIG festival 2017 selecionou 45 games de um total de 768 inscritos para disputarem nos seguintes quesitos:

  • Melhor Jogo
  • Melhor Jogo Brasileiro
  • Melhor Jogo da América Latina
  • Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social
  • Melhor Jogo de Realidade Virtual
  • Melhor Arte
  • Melhor Narrativa
  • Prêmio Inovação
  • Melhor Som
  • Melhor Gameplay

Abaixo segue alguns games que testei no evento e indico à quem for fazer uma visita ao evento. O que me surpreendeu foi o alto nível dos games, como pode ver na lista abaixo a maioria foi criada por designers ou estúdios brasileiros, indicando que o mercado brasileiro esta crescendo de uma forma nunca vista antes e produzindo produtos que não devem em nada ao games produzidos fora do Brasil.

Confira minha lista de meus games indies favoritos da BIG Festival 2017.

Legend of the Skyfish

Game de ação no estilo Zelda ou Alundra. O que me chamou maior atenção foi a animação e o design de personagens e objetos. Lançado no ano de 2016, apresenta similaridade com estilo do game Goof Troop do Snes, no qual utiliza uma espada com espécie de arpão para alcançar itens ou plataformas para poder avançar para próximas etapas.

Gameplay

Desenvolvedor: Mgaia Studio
Indicações: Melhor Jogo Brasileiro
País: Brasil
Lançamento: 2016

Sword Legacy: Omen

É um jogo de estratégia no formato de Front Mission ou para melhor entendimento, Final Fantasy Tatics.  Me pareceu um pouco complicado sua interface e mecânica a principio, mas após 15 minutos jogando já se torna habitual. O visual me lembra Diablo 3, mas um pouco mais estilizado.

Gameplay

Desenvolvedor: Fableware Narrative Design e Firecast Studio
Indicações: Melhor Jogo Brasileiro
País: Brasil
Lançamento: 2017

Death Squared

Talvez o jogo mais conhecido do festival, Death Squared me lembrou Portal por diversos fatores. Controla-se robôs que devem juntos ultrapassar diversos desafios ou puzzles e também pelo humor e diversão que proporciona em sua partida multiplayer.  Game Multiplataforma, disponível para PS4, Xone e PC.

Gameplay

Desenvolvedor: SMG Studio
Indicações: Melhor Jogo / Melhor Gameplay
País: Australia

Necrosphere

Esse eu acredito ser o um dos games menos impressionantes visualmente. Mas o que importa para Necrosphere é a jogabilidade que ele pega emprestado de games clássicos como Mega Man, Super Mario e o que fica mais evidente, Super Meat Boy. Você utiliza apenas os direcionais <- e -> , mas exige extrema precisão para ultrapassar trechos das fases. Prepare-se para morrer diversas vezes e ainda assim continuar tentando!

Gameplay

Desenvolvedor: Cat Nigiri
Indicações: Melhor Jogo Brasileiro / Inovação / Melhor Gameplay
País: Brasil
Lançamento: Setembro de 2017

Esquadrão 51

Quando bati o olho no telão no qual o jogo estava sendo exibido, soube logo de cara que se tratava de algo especial. O estilo “filme ficção-cientifica da década de 50 ou 60” em gameplay real me encheu os olhos: “Shoot ‘m Up” de ação desenfreada, explosões tão realistas e bonitas de se olhar, naves espaciais grandes e tão bem animadas que até agora não sei se são modelos 3D ou sprites. Com certeza esse game levaria meu voto na categoria “Melhor Arte”, porque o tempo investido nesse quesito valeu cada segundo.

Gameplay

Desenvolvedor: Márcio Rosa
Indicações: Melhor Jogo Brasileiro / Melhor Arte
País: Brasil
Lançamento: 2018


BIG Brazil’s Independepent Games Festival
Entrada-Franca
Horário: Confira no site a programação do dia
Endereço: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade (Próx. Metro Vergueiro)
Site: http://2017.bigfestival.com.br/