JapanZone no Campeonato Brasileiro de League of Legends – 2015

Olá queridos leitores aqui do JapanZone! Este blog é focado em cultura japonesa, mas às vezes nós Zoners escrevemos sobre coisas que gostamos, sendo isso relacionado à cultura japonesa ou não. Daí que falar sobre League of Legends come to hand. Vou logo dizer que descreverei aqui de forma mais pessoal possível o que representou essa final do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) para mim, então não espere imparcialidades.

League of Legends

Para quem não conhece, League of Legends (LoL para os mais íntimos) é um jogo para computador no qual você controla um campeão que está em uma arena de batalha online bem balanceada. Você joga com outras quatro pessoas formando times de cinco campeões. Seu objetivo é desbalancear aquele mundo e consequentemente conquistar a base do inimigo. Para chegar nesse objetivo você deve destruir torres e inibidores para que assim você deixe um cristal chamado de Nexus aberto para ataques. A equipe que destruir primeiro o Nexus do inimigo ganha a partida. O jogo força o jogador a todo o tempo tomar ações baseadas nos dados disponíveis para assim conseguir alguma vantagem sobre o time inimigo, não mais apenas é necessário também muita habilidade para que o jogador consiga realizar jogadas individuais. Reflexo, percepção, pensamento crítico, agilidade e destreza são algumas características fortes dos jogadores. Como em todo esporte, existe a modalidade competitiva aonde os jogadores profissionais formam times que competem entre si o título de melhor time do Brasil. Uma vez por ano é realizado as duas etapas do Campeonato Brasileiro de League of Legends que reuni os principais times do cenário competitivo para um torneio aonde apenas um time ganha, além do título de campeão brasileiro, uma vaga para o Wildcard Internacional.

No dia 08 de agosto de 2015 foi realizado na cidade de São Paulo no estádio do Palmeiras (Allianz Parque) a grande final da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends de 2015. Aonde os times INTZ e Pain Gaming disputaram a vaga no Wildcard Internacional e o título de campeão brasileiro. Nessa final foram tantas emoções envolvidas que é difícil expressar nessas linhas o quão incrível foi esse evento. Vamos começar a pontuar as causas dessas fortes emoções. Este foi o primeiro evento o qual eu participei oficialmente cadastrado como imprensa, o pessoal de account management da Riot disponibilizou para nós credenciais de mídia para que assim nós pudéssemos cobrir o evento de forma oficial. O meu time favorito foi eliminado na semifinal e então eu estaria ali para mandar todas as bad vibes que eu pudesse para um time específico – lê-se Pain Gaming. Passar por uma viagem de mais ou menos 11 (onze) horas para chegar em São Paulo e encontrar pela primeira vez essa cidade linda que enche os olhos com sua arte e expressão. O ambiente lindamente construído pela Riot Games no Allianz Parque. Cosplayers de todo o Brasil ali presentes trocando informações e mostrando a sua arte para o público. Toda a emoção compartilhada com a galera presente no momento do show de abertura da final. Poder estar presente enquanto os times realizavam incríveis jogadas que fariam qualquer bronze deletar seu jogo por ser infinitamente pior que os jogadores profissionais. E uma final que nenhuma estatística ainda consegue provar que pudesse acontecer. Tudo isso mostra que este evento foi o melhor da minha vida. Vou compartilhar com vocês agora uma pequena galeria de imagens, eu diria galeria de emoções, com alguns detalhes do que aconteceu nesse dia amazing!

Este slideshow necessita de JavaScript.

No final a Pain Gaming ganhou o campeonato, vencendo três partidas seguidas em um split inacreditável contra a INTZ. E eu, apesar de não ter torcido pela Pain, estava incrivelmente satisfeito com todos os acontecimentos desse dia. Mesmo após ter passado por uma semana incrivelmente cansativa (início de faculdade + 2 empregos) e não ter dormido direito durante a viagem, não consegui me sentir cansado durante o evento. Recomendo fortemente a todos os fãs de e-sports e fãs do jogo a irem ao CBLOL presencialmente, é uma experiência única e completa que soo Riot Games consegue entregar.