Japan Zone visitou a Anime Friends 2018

Anime Friends 2018, visitamos o maior evento de cultura oriental do Brasil.

O dia que escolhemos para participarmos do evento foi no domingo, dia 08 de julho, não pudemos participar dos outros dias do evento devido a compromissos pessoais e assim não conseguimos participar das palestras e eventos realizados nestes dias. Portanto muita coisa importante que aconteceram nestes dias soubemos apenas pelas redes sociais.

Chegamos ao pavilhão de eventos do Anhembi em torno das 14:00hs, e assim que realizamos nosso credenciamento e adentramos ao evento, nos dirigimos a um desfile de cosplays, que era realizado em um palco próximo a entrada. Vários cosplayers se apresentavam no palco com direito a apresentação performática, pudemos  presenciar como o público se diverte com este tipo de atração, a paixão contagiante que cada cosplay traz ao representar a personagem que encarna é fundamental para garantir sucesso de sua apresentação.

Nos dirigimos a parte central do pavilhão onde os estandes das editoras como JBC, Panini, New POP! e outras estavam posicionadas. Anúncios interessantes foram revelados nos dias anteriores, como o novo mangá do Jaspion entre outras.  Cada editora trazia sua novidades de diferentes formas, a JBC por exemplo, deu destaque ao lançamento do novo volume de Akira, trazendo uma réplica em tamanho real da moto de Kaneda, no qual tivemos a oportunidade de montar e tirar fotos para serem guardadas a posteridade. Também aproveitei para comprar meu exemplar de Akira por um valor exclusivo para os visitantes da Anime Friends, e posso falar, que edição caprichada e de qualidade. Este mangá deve estar na coleção de qualquer fã de quadrinhos que se preze, você pode adquirir seu exemplar aqui.

Estande da JBC na Anime Friends 2018

No estande da Panini, muito mangás estavam distribuídos nas estantes, títulos interessantes como Berserk, Blade, Lobo Solitário e muitos outros, só que achei muito estranho é que nenhum título levando ao evento tinha primeira numeração para comprar. Questionei uma funcionária do local sobre isso, mas me disse que também não tinha uma informação sobre isso, com isso, me pergunto se futuramente pretendem reimprimir as primeiras numerações e vende-las com um valor mais alto, já que ninguém vai manter um coleção sem ter a 1ª numeração.

Mangás bem em conta na New POP!

A New POP! é famosa por não ter títulos tão impactantes quanto as outras editoras, mas se destaca pela quantidade e pelas baciadas que ocorrem regularmente. Muitos mangás estavam disponíveis a partir de R$ 2. Isso mesmo, com o preço de uma paçoca você adquire uma mangá novo que vai te proporcionar horas de diversão. Por exemplo, minha esposa comprou 6 primeiros volumes de Tarot Café, um mangá coreano Sang-sun Park, que possui uma arte que não deve em nada aos mangás japoneses.

Após ter feito minha comprinha de mangás, decidimos dar uma volta rápida no tradicional Beco dos Artistas onde diversos artistas brasileiros expõem seus trabalhos autorais e ilustrações exclusivas. Mas como não tinha muito tempo disponível, olhamos bem por cima cada estande, diferente do que fiz na Anime Friends 2017 que me foquei quase que completamente no local.

Como um garoto nascido e criado nos anos 80 e 90 e tive contato com Tokusatsus clássicos desde cedo, fui dar uma conferida no Museu do Ultraman, exclusivo da Anime Friends. Não sou o maior fã de Ultraman (minha preferência sempre será Jaspion) também por não ser de minha época (primeira exibição no Brasil foi na década de 70), não posso deixar de reconhecer a força que a franquia tem para o público brasileiro, tanto que sem nem sequer ter assistido um episódio completo, pude reconhecer diversos objetos e uniformes mitológicos exibidos no museu. Outro destaque era as montagem de dioramas (será que posso chamar assim) no qual um monstro batalhava com diversos ultra’s e um outro com um Ultraman clássico em tamanho real. Quem acompanhou nosso perfil no Instagram pode conferir as fotos que tiramos do museu. Muito nostálgico, mesmo para mim!

Museo do Ultramen #ultramen #culturapopjaponesa #animefriends #anime #japao #japanzone #tokusastsu

Uma publicação compartilhada por Japan Zone (@japan.zone) em

Perto dali, havia o Palco Principal que estava acontecendo o show da Yumi Matsuzawa, não sou conhecedor de música oriental, mas não pude deixar de notar quando as primeiras notas da música de abertura dos Cavaleiros do Zodíaco, mais precisamente a saga de Hades, começaram a ressoar. O público presente cantou cada frase da música junto com a cantora, tenho certeza de que ela não vai se esquecer da receptividade público brasileiro.

@yumimatsuzawa na Anime Friends 2018 – Palco principal. Voz deliciosa! #animefriends #anime #japanzone #japao

Uma publicação compartilhada por Japan Zone (@japan.zone) em

Almoçamos e partimos para as últimas atrações no qual podiamos presenciar, minha vontade era de assistir uma apresentação de Ultraman, mas devido a imensa fila que se formou chegando a dar voltas em torno do auditório fiquei desanimado, assim fui caçar algo para fazer. Cheguei ao estande da Crunchyroll, nada a princípio me chamou a atenção até encontrar algumas pessoas em volta de um console Xbox One, me aproximei e ví que se tratava do game de No Hero Academia: One Justice, game baseado no anime de mesmo nome,  que tem previsão de lançamento ainda para este ano. Assisti algumas batalhas e depois me aventurei a jogar uma partida, confesso que gostei do game apesar de não ser meu estilo (prefiro jogos de luta em 2D).

No estande ao lado o game Jump Force também estava disponível para testes, o game será lançado em comemoração ao 50 anos da editora Shonen Jump e contará com os personagens mais famosos que já estamparam as páginas da revista. Alguns deles são Goku e Freeza (Dragon Ball), Ichigo Kurosaki (Bleach), Naruto e Sasuke (Naruto), Luffy e Zoro (One Piece) e entre outros. O jogo ainda está sem data de lançamento definida.

Abaixo você confere um pequeno vídeo dos games.

Antes de irmos embora, tiramos mais fotos de cosplayers e visitamos as editoras para ver se não esquecemos de comprar nada. Com isso finalizamos nossa visita ao evento e tiramos a conclusão que a Anime Friends melhora mais a cada ano, melhorando o espaço e trazendo atrações mais relevantes ao público otaku. É isso 🙂

Tivemos o prazer de mais uma vez estarmos presentes na Anime Friends, edição 2018, novamente credenciados como imprensa, no qual agradecemos imensamente a Maru Division por esse privilégio.